data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Lucas Uebel (Grêmio/Divulgação)
Caxias e Grêmio já duelaram duas vezes no Gauchão. Em ambas, a equipe grená levou a melhor
A decisão do Campeonato Gaúcho 2020 começa nesta quarta-feira à noite. Às 21h30min, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, Caxias e Grêmio disputam o jogo de ida da grande final da competição. Será o encontro do campeão do primeiro turno, conquistado ainda no mês de fevereiro, e o vencedor do segundo turno, finalizado no início deste mês. O duelo de volta está marcado para o próximo domingo, às 16h, na Arena, em Porto Alegre.
Apesar das equipes estarem modificadas com relação ao começo da temporada, vale o registro de que houve o enfrentamento por duas vezes no torneio, e, em ambas, o time da Serra levou a melhor: 2 a 0, em Porto Alegre, na rodada de abertura do regional, e 1 a 0, em Caxias, na decisão da Taça Ewaldo Poeta (primeiro turno).
Lesões dos centroavantes prejudicam a dupla Gre-Nal
Grêmio
O time tricolor estará desfalcado neste primeiro embate: não jogam o lateral-direito Orejuela, expulso no Gre-Nal que deu o título do segundo turno ao Grêmio, e o zagueiro Kannemann, em virtude do terceiro cartão amarelo. No lado do campo, menos mal para a equipe porto-alegrense que Victor Ferraz deve voltar ao time. Na zaga, David Braz formará dupla com Geromel. Além disso, Diego Souza, goleador do Gauchão com oito gols, tem lesão muscular e fica fora. Isaque terá a missão de substituir o artilheiro do campeonato. Já o volante Maicon, se recupera de pancada no tornozelo e a tendência é que ele comece o jogo. Nas demais posições, a base da escalação deve ser mantida.
VÍDEO: Proprietários de quadras esportivas pedem por retomada das atividades
O Caxias
O Caxias está bem diferente daquele que venceu o primeiro turno do Gauchão. Soma-se a isso, o fato de que o time da Serra não entra em campo há 28 dias. A equipe grená foi eliminada ainda na fase de grupos do segundo turno e não disputou o mata-mata. Com relação a escalação que deu a volta olímpica na primeira metade do regional, serão duas ausências: o atacante Tilica, negociado com o Asteras Tripolis, da Grécia, e o centroavante Gilmar, que sofre de uma lesão lombar. Assim, Vinicius Baiano e Bruninho devem iniciar o duelo, com Juninho Potiguar atuando mais a frente, cumprindo a função de um "falso 9".
O comando técnico do Caxias é de Rafael Lacerda, ex-zagueiro do próprio clube.
Campeonato Gaúcho 2020 - Final - Jogo de Ida - Caxias x Grêmio
Caxias: Marcelo Pitol; Ivan, Laercio, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto, Vinicius Baiano, Diogo Oliveira e Bruninho; Juninho Potiguar
Técnico: Rafael Lacerda
Grêmio: Vanderlei;Victor Ferraz, Pedro Geromel, David Braz e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Isaque
Técnico: Renato Portaluppi
Arbitragem: Jean Pierre Lima, auxiliado por Jorge Bernardi e André Bittencourt
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul